quarta-feira, 4 de abril de 2012

farinha, fermento, água e sal

Tem uma música da Palavra Cantada que tem me feito pensar de verdade numa série de coisas, a música é a da Bolacha de Água e Sal, conhece? Vou confessar que não sou muito fã dessa bolacha, eu prefiro a antagônica, com perfume, recheio, corante e calorias que tenho direito.
Mas sempre que a escuto, eu penso que a mensagem vai além do que incentivar a garotada a se empanturrar com a dita cuja, para mim (a adulta na relação) a intenção é mostrar que mesmo uma coisa simples como uma bolacha de água e sal, pode ser muito bacana, cheia de lembranças e coisas boas agregadas.
Em um determinado momento da música, a Sandra e o Paulo falam com todo o pulmão: "farinha, fermento, água e sal; simplicidade no trivial", eu começo a pensar quais são os ingredientes triviais, simplistas e fundamentalmente necessários no nosso dia a dia com a família.
Eu imagino que se realmente levasse a sério esse questionamento na minha vida, muita coisa que eu acho que preciso, ficaria no esquecimento. Porque talvez o trivial que minha filha precise receber de mim, pouco tenha a ver com as roupas que eu a visto, com os brinquedos que ela tem, mas sim com o tempo que ela passa comigo, com as atividades que fazemos juntas, com os valores que me empenho em viver e demonstrar a ela.
O interessante foi perceber que esse pensamento não perambulou só na minha cabeça, existem grupos de brechós nas redes sociais justamente para desapegar das coisas que as mamães achavam que precisavam a todo custo. Passeando pelos meus blogs preferidos, também encontrei esse desabafo no Potencial Gestante
Vou me esforçar de verdade, para trocar o passeio ao shopping, o ver TV, por atividades mais elementares, que tragam de fato a farinha, o fermento, a água e sal para minha relação com o papai, a pequena e as pessoas que me cercam! Sim, momento filosófico total! Mas já dizia o sábio: "penso, logo existo", ou fazendo uso da minha licença: "penso, logo existo, portanto cresço, mudo, amadureço, ou seja vivo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário