terça-feira, 20 de setembro de 2016

isso não é chique

Ontem eu e a pequena estávamos almoçando, e ela começou a me contar sobre uma conversa que teve na hora do lanche com duas amiguinhas na escola.

Mas antes de compartilhar a conversa, preciso abrir o parêntese (e te inserir em algumas coisas da nossa família.
Nós temos tentado preservar o nosso tempo juntos, nós três.
Eu sei que a semana de todo mundo é corrida, e a nossa também é, por isso aos finais de semana nós tentamos passear juntos, experimentar receitas novas, brincar na rua, assistir filmes, praticar esportes, até pequenos projetos na casa nós fazemos. Sempre os três. 
Uma das coisas que o papai gosta de fazer na cozinha, é pão. E recentemente ele aprendeu uma receita de pão que nós três podemos fazer juntos.
Então, domingo a noite é hora de fazer pão aqui em casa.
Tem um monte de coisa boa envolvida no fazer o pão: estamos juntos, nos divertindo, brincando com o alimento, conversando sobre os ingredientes, o cuidado com a higiene, o cuidado com o alimento, a bolinha de pão que cada um faz, o tempo de crescer a massa, o tempo de assar a massa. Sem contar que vira lanche da semana para a escola, é saudável e é um momento muito especial. Pronto, fecha o parêntese).

Volta para o nosso almoço...
Pequena, com uma cara meio estranha, começa a falar:
Ela: - Mamãe, eu sentei com a Amiga 1 e a Amiga 2 na hora do lanche e mostrei o pãozinho que a gente fez.
Eu: Puxa, que legal, filha! Você contou para elas que nós fizemos o pãozinho juntos?
Ela: - Eu contei, mas elas disseram que a gente não é chique.
Eu: - Oi? Como assim?
Ela: - Elas disseram que fazer a própria comida não é chique. Que chique é pagar alguém para fazer tudo o que você quiser.
Eu: - Sério?
Ela: É... elas disseram que chique é quem tem muitos empregados, que fazem o que você quer na hora que você quiser.
Eu: - Filha, cada família tem seu jeito de entender o que é ser chique. Tem família que acha que é chique pagar babá, empregada, motorista. E tem família que tem tudo isso e não acha nem um pouco chique precisar de tantos empregados. Tem família que acha chique estar sempre bem vestido, e tem família que acha chique estar sempre com uma roupa molinha, mesmo que não seja super bonitona. Tem família que acha chique mandar alguém fazer a comida, e tem família que acha chique fazer a própria comida. Mas o chique mesmo, de verdade, é ser feliz!
Ela me deu um sorriso. E eu perguntei:
Eu: - Seu pãozinho estava gostoso?
Ela: - 'Tava sim, com gostinho de carinho e amor.
Eu: - Então era o pãozinho mais chique da escola inteira!

Eu sei que crianças são crianças o tempo todo, elas são espelho do que vivem em suas casas, dos valores das suas famílias. E exatamente por isso, eu quero ensinar para a minha pequena que ser chique é não retribuir uma ofensa com outra ofensa.
Quero que ela aprenda que ser chique é respeitar o ponto de vista do outro. E que isso não implica em concordar, mas respeitar que somos diferentes.
Quero que ela aprenda que ser chique é ser feliz com o que se tem.
Quero que ela aprenda que ser chique é algo que fica lá dentro da gente.
Mas eu sei que do jeito que as coisas estão hoje, isso não é chique.
Por isso, seguirei sendo brega e feliz!